Laudo confirma poluição em descarte irregular de lixo industrial

Foto - Profeta

Foto – Profeta

Toneladas de resíduos oriundos da produção de baterias automotivas foram descobertos depositados irregularmente às margens da rodovia BR-376 entre o distrito do Pirapó e Cambira. No primeiro momento autoridades ambientais temeram pela poluição ambiental do local com chumbo, metal pesado danoso à saúde, no entanto, um laudo contratado pela Prefeitura de Apucarana descartou essa contaminação por chumbo, confirmando apenas para outros metais.

Em entrevista concedida ao repórter Márcio Gomes (RTV Canal 38 e Rádio Cultura 1460 AM), o secretário municipal do meio ambiente Ewerton Pires revelou que os laudos apontaram contaminação por ferro, manganês, níquel e zinco.

“O resultado apontou contaminação no local, mas comemoramos o fato de não ser por chumbo. Conseguiremos amenizar o problema com Biorremediação, onde organismos vivos vão auxiliar a reduzir a contaminação do local”.

As análises foram feitas sob coletas de solo retiradas do local em profundidades de 10, 50 e 100 centímetros. A contaminação do local está sendo investigada pelo Ministério Público, que instaurou um inquérito para apurar responsabilidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s